helder da rocha / astronomia / palestras

Palestras

As apresentações em PDF são estáticas. As apresentações em Keynote (Mac) e PowerPoint (Windows) são dinâmicas, mas podem requerer configuração como instalação de fontes (incluídas no ZIP). Para exibir o texto corretamente nas aplicações PPT, é preciso instalar as fontes. Para instalar as fontes no Windows, leia o arquivo LEIA_ME_PRIMEIRO.txt incluido nos ZIPs.

Geralmente as apresentações usadas em palestras possuem menos slides e menos texto, portanto são diferentes das disponibilizadas aqui (que são mais adequadas para leitura independente).

Navegar é preciso: o presente, passado e futuro das viagens espaciais

Esta palestra é sobre uma viagem iniciada na imaginação e na fantasia, nas histórias de viajantes, nos cordéis, nos contos de fada e na ficção científica. A era espacial iniciou-se em 1957 com o lançamento do satélite Sputnik. Hoje há dois robôs criados na terra nos limites do sistema solar. Temos satélites artificiais em volta da Lua, de Marte, e de vários outros planetas e luas. Há um robô fazendo escavações em Marte. Achamos rios, continentes e oceanos em Titã, a lua de Saturno onde é mais provável que encontremos vida. Para onde vamos depois? O que queremos encontrar lá fora? E o nosso mundo? Esta palestra é um convite à imaginação, à curiosidade, à busca de outros mundos além do nosso, à busca do sentido da existência.

Alguns tópicos desta palestra foram usados em palestra ministrada no XXII Encontro da Nova Consciência, com Alexey Dodsworth Magnavita.

Baixe aqui a palestra em PDF (9.6 MB)

Visualizar online no Scribd

Olha pro céu! (2013)

O objetivo desta apresentação é contagiar os participantes a buscarem o hábito milenar de olhar para o céu noturno, que está entrando em extinção por causa das luzes das cidades, da poluição, mas principalmente com o nosso desinteresse em relação ao meio-ambiente e natureza. Desligue a TV, o computador, e aproveite o céu estrelado para encontrar figuras mitológicas no céu. Aprenda nesta palestra a encontrar as três marias, a estrela Sirius e o planeta Júpiter, visíveis no verão. Conheça também os principais eventos astronômicos de 2013 como chuvas de meteoros, eclipses e cometas.

Esta palestra foi ministrada no XXII Encontro da Nova Consciência.

Baixe aqui a palestra em PDF (14.7 MB)

Visualizar online no Scribd

Veja versões desta palestra ministrada em anos anteriores abaixo

Olha pro céu! (Verão)

O objetivo desta apresentação é contagiar os participantes a buscarem o hábito milenar de olhar para o céu noturno, que está entrando em extinção por causa das luzes das cidades, da poluição, mas principalmente com o nosso desinteresse em relação ao meio-ambiente e natureza. Desligue a TV, o computador, e aproveite o céu estrelado para encontrar figuras mitológicas no céu. Aprenda nesta palestra a encontrar as três marias, a estrela Sirius e o planeta Saturno, visíveis no verão, e conheça um pouco sobre a mitologia, o cruzeiro do Sul e o centauro. Esta apresentação foi preparada especialmente para o I Encontro de Astronomia realizado em paralelo com o 15o. Encontro da Nova Consciência, em Campina Grande, PB, 27 de fevereiro de 2006.

Baixar em PDF (estático)

Visualizar online no Scribd (estático)

Versão 2006: PPT (Windows) dinâmico com fontes para instalar (15,1 MB)

Versão 2006: Visualizar online no Scribd (estático)

29 de março de 2006: o Sol nasce no escuro

Esta palestra foi preparada para divulgar um evento espetacular e raro que aconteceu no dia 29 de março nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte: um eclipse total do Sol. Foi ministrada inicialmente durante o I Encontro de Astronomia (parte do 15o. Encontro da Nova Consciência), em Campina Grande, PB, 27 de fevereiro de 2006. Foi apresentada também no dia 28 de março, dia anterior ao do Eclipse total do Sol que foi visto em Natal, RN, ao amanhecer.

Baixar em PDF (estático)

PPT dinâmico (Windows) com fontes para instalar (20,7 MB)

Visualizar online no Scribd (estático).

Constelações do Zodíaco

Apresenta as constelações do Zodíaco e mostra como encontrá-las usando figuras fáceis de encontrar como pontos de partida (Escorpião, Órion, Pégasus e Leão), dependendo da estação do ano. Parte de um mini-curso incompleto de introdução à astronomia.

Baixar ZIP contendo PPT (Windows) com fontes para instalar (6,5 MB)

Constelações do Sul

Explora as constelações ao Sul da linha eclíptica. Inclui mitologia, animações para facilitar a localização das estrelas e desafios para noites estreladas e urbanas. São utilizados pontos de partida para cada estação do ano. Parte de um mini-curso incompleto de introdução à astronomia.

Baixar ZIP contendo PPT (Windows) com fontes para instalar (13,0 MB)

Constelações do Norte

Mostra como encontrar as constelações ao norte da linha eclíptica (Zodíaco) em diferentes épocas do ano utilizando, como pontos de partida, constelações e estrelas facilmente visíveis nas latitudes do Brasil. Destaca mitologia das constelações e atrações (nebulosas, galáxias) visíveis a olho nu ou com binóculos e telescópios amadores. Parte de um mini-curso incompleto de introdução à astronomia.

Baixar ZIP contendo PPT (Windows) com fontes para instalar (8,0 MB)