teatro

Material sobre teatro (adaptações, exercícios de oficinas, imagens, traduções, etc.) Esta seção está sempre desorganizada. Sub-seções serão criadas à medida em que forem necessárias.

Advertência: esta página está muuuuito desatualizada (inclusive os textos em PDF que foram quase todos re-escritos e melhorados). Não mexo nela desde outubro de 2005. Estou deixando este aviso aqui enquanto eu não arrumar. Se tiver interesse em algum texto, por favor me contacte por e-mail.
-- Helder.

Textos diversos de minha autoria

  • 12 cenas em uma praça (2005) (em formato PDF)
    Cenas inspiradas na praça Roosevelt daqui a 200 anos (tema sugerido durante sessão de escrita automática em oficina do Núcleo Experimental dos Satyros). Algumas foram publicadas no blog. 39 páginas. Segunda revisão (outubro 2005). Ler em PDF (535kB)
  • Adaptação em prosa de "Electra fica bem de luto" (Eugene O'Neill) (em formato PDF)
    Versão resumida (prosa) da trilogia (13 atos) a partir do original em inglês (Mourning Becomes Electra). Por Helder da Rocha. 42 páginas. Primeira versão (maio 2004). Ler em PDF (225kB)
  • Outros textos teatrais
  • A Queda (cena)
  • Poço sem fundo (farsa clownesca recursiva)
  • ... e outras, no meu blog
  • O Corvo, de Edgar Allan Poe (tradução do poema)
  • Núcleo e oficinas do Espaço dos Satyros

  • Núcleo experimental: pesquisa sobre Antonin Artaud (2005) (textos)
    O resultado desta pesquisa foi a peça Vestindo o corpo de espinhos, dirigida por Alberto Guzik e dramaturgia coletiva coordenada por Laerte Késsimos com estréia prevista para 2006, inspirada nas idéias artaudianas e explorando temas como a vida e a morte, em um universo de sonho (ou pesadelo). Na peça faço papel de um cego, e também toco acordeón e piano. Por enquanto, apenas estão disponíveis para download o texto da minha cena e o Uroborus Artaudiano (cena realizada durante as Satyrianas)
  • Uroborus nas Satyrianas (2005) (textos e música)
    Uroborus é uma peça com duração de 78 horas ininterruptas, com a participação de mais de 150 atores, contendo texto de 78 autores vivos e mortos (trechos pequenos de suas obras) sobre a morte e ressurreição do teatro. A dramaturgia foi coordenada por Sérgio Sálvia Coelho através do Orkut, e realizada durante as Satyrianas, no Espaço dos Satyros. Eu escrevi um artigo no meu blog. Esta seção tem material desenvolvido durante o processo (texto, músicas, etc.)
  • Ensaio sobre Nelson (2004) (artigo do blog)
    Montagem final (12 apresentações em 2004) do processo de pesquisa da oficina. Não posso disponibilizar o texto aqui, pois não é meu (foi resultado de dramaturgia coletiva). Esta peça foi readaptada e suas cenas foram interligadas para formar a peça Rua Taylor, 214, que estreou em 2005, dirigida por Alberto Guzik.
  • Oficina sobre Nelson Rodrigues (2004) (textos e fotos)
    Textos, adaptações e resumos relacionados a Nelson Rodrigues. A maior parte deste material foi desenvolvido por estímulo da oficina de teatro do Espaço dos Satyros, coordenada pelos atores Ivam Cabral e Nora Toledo. Teve início em março de 2004 e como resultado final as peças "Ensaio sobre Nelson" (2004) e "Rua Taylor, 214" (2005).

    Cursos e oficinas do Indac (2004, 2005, 2006)

  • Tchekhov: As Três Irmãs (adaptação); oficina do curso avançado (2005)
    Uma adaptação (pela diretora Tânia Kesselman) da peça As Três Irmãs, de Anton Tchekhov, em um ato e duração de pouco mais de uma hora. Eu fiz o velho Tchebutikin. Pesquisamos músicas da época e referências que apareciam no texto, aprendi um pouco de russo, li os quatro dramas de Tchekhov, as peças curtas, dezenas de contos e sua biografia.
  • Outras montagens do INDAC
    O Urso, de Tchekhov (2004); Cenas de Luís Fernando Veríssimo (2004).

    Como utilizar estes textos

    Para ler grande parte dos textos aqui disponibilizados, é necessário utilizar um leitor de PDF como o Acrobat Reader, que pode ser baixado gratuitamente de www.adobe.com.br. A maior parte dos textos aqui estão incompletos ou em desenvolvimento. Eu não garanto a precisão das informações. Muitos são resultados de trabalhos de escolas e oficinas. Faça download, leia, imprima se desejar, utilize-os para estudar. Não está autorizada a distribuição em outros sites nem a reprodução sem a autorização, por escrito, do(s) autor(es). A autoria dos textos está protegida pela Lei de Direitos Autorais.

    Voltar