helder da rocha / escritos / traduções / a divina comédia

A Divina Comédia de Dante Alighieri

Pesquisa e tradução dos livros Inferno e Purgatorio

Esta seção está sendo reorganizada (25-Jan-2013).

Em uma pesquisa sem grandes pretensões iniciada em 1998, eu acabei traduzindo em prosa mais de dois terços da Divina Comédia de Dante, a partir do original, traduções em inglês, espanhol e português. Estudei um ano de italiano por conta própria, pesquisei quase uma centena de referências sobre a Itália, a Idade Média, a Igreja Católica, textos de Aristóteles, Platão, Santo Agostinho, Tomás de Aquino. Histórias de Heródoto, Hesíodo, Homero, Virgílio, Ovídio, Tácito, Plutarco. Estudei filosofia e história, guerras, política e religião, música, arte, astronomia e astrologia. Escrevi notas, fiz desenhos, mapas. Sabia o nome de todos os personagens, o que faziam, em que canto atuavam, e das histórias que contavam. Até cheguei ao Paraíso, mas nunca terminei a obra inteira. E não sei quando vou voltar a me dedicar a isto de novo. Já esqueci 90% do italiano, e boa parte dos personagens e histórias. Nunca publiquei em papel, mas está publicada na Web desde 1999, e desde 2006 pode ser baixada em PDF.

A Divina Comédia de Dante Alighieri, online

O site stelle.com.br foi construído usando as últimas tecnologias de 2000. De lá para cá, vários recursos deixaram de funcionar, foram consertados, e deixaram de funcionar novamente devido às constantes atualizações do provedor. A leitura do texto funciona bem, mas as buscas e testes de múltipla escolha não funcionam mais.

A palavra "stelle" é a última palavra de cada um dos livros da trilogia dantesca.

E-books em PDF para baixar

Baixe aqui o e-book Baixe aqui o e-book

Artigos

Que tal ir para o Inferno?

Em 1999 publiquei na Web uma tradução da Divina Comédia de Dante Alighieri que hoje está no site www.stelle.com.br e pode ser lida online. Se você tem vontade de ler a Divina Comédia e apreciar sua poesia, sua música, seus efeitos sonoros e suas narrativas dramáticas, leia em italiano. Nenhuma tradução preserva a simplicidade e a musicalidade dos versos de Dante. No mínimo, procure uma edição bilíngüe. Mas se quiser ler a história em português como se lê um romance, então leia uma versão em prosa como a minha.

Mais...

A montanha do Purgatório

Dentre os mundos descritos na Divina Comédia, o Purgatório é a criação mais original de Dante. Os outros dois livros falam de reinos cuja existência é doutrina fundamental em diversas religiões. Já o purgatório é mais recente e tem origem nas doutrinas patrísticas consolidadas por teólogos como Santo Agostinho e Tomás de Aquino.

Mais...

Desenhos

Esta seção está sendo reorganizada (25-Jan-2013).